A Teologia Arminiana - III

18/08/2012 17:53

Calvinismo X Arminianismo 

 

Se por um lado existem acusações de que o Calvinismo se inspirou em Santo Agostinho (Catolicismo), algo que é verdadeiro, também existem acusações de que o Arminianismo se inspirou em Tomás de Aquino (Catolicismo), o que também é verdadeiro.

Por outro lado é injusta a acusação de que o Arminianismo é Pelagianismo (a doutrina de Pelágio que foi combatida por Santo Agostinho) e também é injusta a acusação de que o Calvinismo é na verdade um Platonismo (doutrina filosófica de Platão) moderno.

Com relação a estudos, também ficou claro nestes artigos que tanto João Calvino quanto Jacó Armínio foram pessoas que estudaram profundamente a Palavra de Deus, que buscaram se aproximar ao máximo das verdades inerrantes que estão na Bíblia, e que, se chegaram a conclusões divergentes, isto não invalida a qualidade de estudos realizados.

 

O principal ponto de discórdia dentre os Calvinistas e os Arminianos é exatamente o debate Monergismo x Sinergismo, sendo o Calvinismo um sistema teológico monergista e o Arminianismo um sistema teológico sinergista.

 

O Monergismo

Esta teologia cristã parte do princípio de que Deus (através da ação exclusiva do Espírito Santo) age de forma isolada para que a salvação do homem ocorra. A palavra Monergismo vem de MONO= unitário, ERGISMO=energia.

Desta forma a salvação vem de Deus e não de nós mesmos e quando somos salvos isto ocorre por exclusiva ação do Espírito Santo em nós. Após tal ação passamos a Santificação. Neste aspecto temos duas correntes no Monergismo, a primeira afirma que a santificação é imediata e a segunda afirma que a santificação é gradual. Em ambos os casos a santificação é obra exclusiva do Espírito Santo na vida daquela pessoa.

A Regeneração na sistemática Monergística é uma benção redentora adquirida por Cristo para aqueles que o Pai lhe deu. O Espírito Santo inunda de poder a alma caída de forma que a pessoa que deve ser salva é eficazmente capacitada a responder ao chamado do evangelho. O Espírito Santo, ao vivificar a alma, misericordiosamente capacita e inclina o eleito de Deus ao exercício espiritual da fé em Jesus Cristo. Segundo o Monergismo este processo é o meio pelo qual o Espírito nos traz à viva união com Ele.

 

O Sinergismo

Esta teologia cristã parte do princípio que o homem tem algum grau de participação na sua própria salvação, ou seja, é responsável, mesmo que em parte, pela sua salvação ou perdição. A palavra SINERGISMO vem de SIN=ambas, ERGISMO=energia.

Para os Arminiano o sinergismo ocorre no fato de que o homem não rejeita a graça salvadora dada por Deus. Desta forma todo processo de salvação é feito por Deus, mas ao final o homem tem o livre-arbítrio de decidir se quer ou não ser salvo.

Com relação a Santificação: o Espírito Santo vai preenchendo a alma e capacitando o salvo para a vida espiritual a medida em que o individuo busca santidade. A busca por parte do ser humano é que caracteriza o sinergismo. É o livre arbítrio de decidir buscar.

 

Acusações

Arminianos acusam os Calvinistas de que se existe a garantia eterna da salvação para aqueles que nasceram para ser salvos, que a pessoa se acomodaria e viveria uma vida em pecado sabendo que seria salvo no final das contas. Isto levaria a um “mundanismo” dentro das igrejas.

Calvinistas, por sua vez, acusam os Arminianos de que ao entrarem em uma busca desenfreada de “santificação” acabam criando também uma “hierarquia” onde quem está num “estado de santidade maior” seria mais do que os outros. Isto levaria a um “orgulho” dentro das igrejas.

Calvinistas acusam os Arminianos de que se podemos resistir a graça estaríamos fatalmente afirmando que Deus não é Onipotente. Desta forma os arminianos creriam num Deus que não tem todo o poder.

Arminianos acusam os Calvinistas de que Deus não seria justo se já condenou alguns indivíduos ao inferno sem que os mesmos tenham tido alguma chance durante a vida deles.

Reflexões

Se por um lado é complicado acreditar na possibilidade de ter alguma participação humana em sua própria salvação (Arminianismo), por outro lado é complicado acreditar na possibilidade de ter pessoas que nunca terão chance de serem salvas do inferno(Calvinismo).

A busca incansável dos Arminianos por não perder a salvação, faz com que a cada segundo o cristão tenha medo de estar indo para o inferno. Desta forma poderiam estar vivendo uma vida exemplar até 2 segundos antes de morrer, ser um crente fiel, e tudo mais e em apenas 2 seg ele morrer e ir para o inferno devido a algum pensamento errado que tenha-se passado pela cabeça.

A confiança da própria salvação por parte dos Calvinistas acaba por gerar pessoas descompromissadas com o evangelismo.

Outros pontos poderiam ser abordados, mas estes já são suficientes para nossa conclusão.

Conclusão

Brasil

Finalmente, uma reflexão que deve ser feita. Sem querer afirmar algo, existe uma clara evidência de que nos Estados Unidos a predominância atualmente é de um crescimento acelerado do calvinismo em detrimento do arminianismo. Já aqui no Brasil também é bastante claro a predominância de um crescimento acelerado do arminianismo em comparação com o calvinismo.

A pergunta poderia ser feita da seguinte forma: Será que as origens coloniais dos dois países seriam a explicação para esta diferença? Será que como originalmente os Estados Unidos foram colonizados por imigrantes calvinistas ainda hoje existiria uma tendência a crer na graça irresistível e na incapacidade humana de contribuir para sua própria salvação?

EUA

Será que como originalmente o Brasil foi colonizado por imigrantes católicos ainda hoje existiria uma tendência a crer na possibilidade de galgar o Mérito de condigno (meritum de condigno) de Tomás de Aquino?

Não existe uma resposta para esta pergunta. Muitas análises deveriam ser feitas, deixo então a pergunta aberta para que seja respondida por você…

Já afirmamos antes de que ninguém conseguiria uma “fórmula mágica”que resolvesse os problemas. A verdade é que este debate já existe há 400 anos e irá continuar por muitos anos.

Talvez a forma mais correta de se encarar tal situação seja a que o Pr. Mark Driscaoll deu: “Trabalhe para Deus como um Arminiano e durma como um Calvinista”.

 

Extraído do Blog mantenedordafe.org